Estrutura
de Governança

CONSITEC Engenharia conta com gestão profissional, cuja estrutura abrange um Conselho de Família, um Conselho Consultivo e um Comitê Diretor, além de quatro órgãos de assessoramento:

Conselho de Família

Formado pela primeira e segunda geração da família do fundador da Empresa, o Conselho de Família tem a função de estabelecer o apetite a riscos e as diretrizes que devem ser consideradas nos processos de planejamento estratégico conduzidos pelo Conselho Consultivo e o Comitê Diretor.

Acompanha e avalia o desempenho da Empresa, desafiando-a como negócio, e traz questionamentos voltados a contribuir para a perenidade da Organização. Orienta o Comitê Diretor sobre as melhores práticas de gestão, sempre sob a perspectiva econômico-financeira, social e ambiental.

Comitê de Ética

Este Comitê zela pela disseminação e aderência ao Código de Conduta — o que inclui o acompanhamento das denúncias recebidas pelo Canal Livre e respectivas providências — e pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos da Empresa, seus colaboradores e da cadeia de suprimentos. Contribui, ainda, para a efetividade das iniciativas de compliance. De formação multidisciplinar, é composto pelo Comitê Diretor e pela gerente executiva do departamento Jurídico. Politica Anticorrupção Complementar ao Código de Conduta, traz instruções para prevenir, detectar e tratar práticas e/ou comportamentos que possam significar ou se assemelhar a atos de corrupção, suborno ou propina, reforçando o compromisso da CONSITEC com o cumprimento das leis aplicáveis à sua atividade, e com as melhores práticas de compliance.

É direcionada ao público interno e observa regras previstas na Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13) e demais normas aplicáveis. Embora o tema já fosse abordado no Código de Conduta, sob a clara diretriz de não tolerância com qualquer ato ilícito ou vantagens indevidas, a publicação de uma política específica visa detalhar as situações que podem caracterizar ou ser interpretadas como obtenção de vantagem ilícita ou indevida. Com isso, busca melhor orientar os públicos para evitar situações como essas e reagir em casos de constatação ou suspeita de uma ocorrência nesse sentido.

Auditoria Externa

Analisa as informações financeiras e demonstrações contábeis, de forma a assegurar a veracidade dos registros, situação patrimonial, saúde financeira e continuidade da Empresa. Com atuação independente, adota procedimentos técnicos para examinar a integridade, a adequação e a eficácia dos controles internos e das informações disponíveis.